A responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Taquari, Maria Izabel Appel, recebeu a visita de duas profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) na manhã da última quarta-feira, dia 28 de outubro.

Após entregar documentos à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapa) a fim de encaminhar a adesão do município ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (Susaf), a chefe do Departamento de Vigilância Sanitária e responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Taquari, Maria Izabel Appel, recebeu a visita de duas profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) na manhã da última quarta-feira, dia 28 de outubro.

Maluza Machado Feltrin e Neusa Barbosa Castro visitaram a Prefeitura para realizar o meio de campo entre a fiscalização e a auditoria final da Seapa, pasta que fará a homologação dos municípios. “Há uma parceria criada entre a Secretaria de Agricultura do Estado e a SDR para auxiliar aos municípios a agilizar o que precisa ser feito até a adesão ao Susaf. Nós entramos nesse processo para ajudar a solucionar as inconformidades registradas na auditoria prévia”, contou Neusa. Segundo ela, Taquari foi sinalizada pela Seapa como uma das cidades prioritárias. “Então, faltam apenas alguns ajustes”, revelou.

Além de orientar Maria Izabel sobre os próximos passos que devem ser tomados pela inspeção municipal, Maluza destacou os benefícios que o Susaf trará ao município. “Queremos incrementar o número de cidades aptas ao Susaf. A SDR busca o fomento, e a Seapa é vista mais como um órgão de fiscalização. Acredito que há uma carência nos municípios de suporte técnico antes da fiscalização, então, realizamos esse trabalho preventivo. É importante ressaltar que o Susaf é uma perspectiva de crescimento para as agroindústrias, gera impostos, arrecada ICMS, agrega renda e ainda traz benefício social e econômico”, afirmou.

A administração já trabalha buscando a adesão ao Susaf desde o início do ano, quando foram realizadas uma reunião em Porto Alegre e uma visita do fiscal agropecuário do Estado ao município. Atualmente restrita ao território municipal, a possibilidade da venda de mercadorias para todo o Rio Grande do Sul pode fazer com que os estabelecimentos de Taquari aumentem sua arrecadação. É o que acredita Maria Izabel. “Trata-se de algo extremamente importante para a cidade, pois a produção taquariense poderá chegar a outras regiões do Estado”, afirma.

A documentação encaminhada à Seapa foi assinada em 7 de outubro, pelo prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, e entregue no dia seguinte em Porto Alegre, pelas mãos do secretário da Agricultura, Romacir Martins, e de Maria Izabel. “O esforço é necessário para que a Prefeitura possa comprovar a equivalência de seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização junto à secretaria estadual”, disse Romacir.

O Susaf tem como prioridade garantir a integridade e a qualidade dos alimentos por meio de normas técnicas e de instruções em que a avaliação da condição sanitária esteja fundamentada em parâmetros técnicos de boas práticas agroindustriais e alimentares, respeitando as especialidades locais e as diferentes escalas de produção. Uma das vantagens é a oportunidade de agroindústrias cadastradas poderem participar de feiras, vendendo seus produtos em todo o território gaúcho.

Data de publicação: 29/10/2015

Créditos: Juliano Kern