O agricultor Flávio Ferreira Marques é o primeiro a receber a declaração de cadastro de produtor vinculado à Organização de Controle Social (OCS), que comprova aos consumidores a condição de produtor orgânico.

Promover qualidade de vida com proteção ao meio ambiente. Este é o objetivo da produção orgânica vegetal, e cada vez mais os agricultores investem nesse tipo de produção. Em Taquari, o agricultor Flávio Ferreira Marques é o primeiro a receber a declaração de cadastro de produtor vinculado à Organização de Controle Social (OCS), concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O certificado comprova aos consumidores a condição de produtor orgânico.

Flávio conta que trabalha com no ramo há quatro anos, mas só agora comercializa seus produtos dentro da cidade. “Hoje em dia está muito difícil de conseguir um produto orgânico. Eu espero que esta minha conquista sirva como incentivo para os outros agricultores, para que assim as pessoas possam ter mais acesso aos produtos orgânicos”, comentou Flávio.

Questionado sobre o uso de agrotóxicos, o produtor diz ser contra. “Nunca usei adubo químico e nem agrotóxico. Sempre fui contra. Enquanto nós não nos conscientizarmos do mal que o agrotóxico causa, cada vez vão aumentar as doenças”, acredita.

O secretário da Agricultura, Romacir Martins, ressalta a importância da certificação do produto orgânico, elucidando que há uma necessidade de se trabalhar no comércio para que os mercados valorizem mais esse tipo de produto. “Nós da Secretaria da Agricultura só temos que dar apoio ao Flávio e demais agricultores que queiram se certificar. Além disso, vamos trabalhar para que eles façam essa certificação, melhorando assim a nossa qualidade de vida e a qualidade dos nossos produtos e gerando maior valor agregado aos nossos agricultores”, disse Romacir.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 29/10/2015

Créditos: Vanessa Porto

Créditos das Fotos: Vanessa Porto

Compartilhe!