Nesta semana, o Departamento da Defesa Civil de Taquari, coordenado por Leandro Bittencourt, divulgou um comunicado que diz respeito à situação das famílias prejudicadas pelos temporais que atingiram o município durante o mês de outubro. Segundo Leandro, o Ministério da Integração Nacional não homologou o decreto de situação de emergência, emitido pela Prefeitura há quinze dias, o que impede os afetados de receber auxílio em dinheiro, como o Fundo de Garantia.

Em decisão tomada após a avaliação dos estragos por parte do órgão de segurança, a Prefeitura de Taquari acabou decretando estado de emergência. Foram registrados, principalmente, alagamentos, quedas de pontes e estragos nas estradas do interior. “A administração e a Defesa Civil estão se esforçando ao máximo, mas a primeira coisa que o Ministério da Integração tem de fazer é homologar a situação de emergência, o que não está acontecendo. O que nos preocupa é isso. O ministério não homologa, e as pessoas não recebem”, conta Leandro.

De acordo com o coordenador, para que a situação de emergência seja avalizada, o município precisa atingir um determinado valor de prejuízo. “Não chegamos nem perto dessa quantia. É algo em torno de R$ 1,3 milhão, um valor muito grande, mas são critérios que o ministério usa para homologar ou não a situação de emergência”, revela.

Ao lado do prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, e de representantes da Caixa Econômica Federal, Leandro segue tentando fazer com que Ministério da Integração disponibilize os recursos para as famílias taquarienses. “Tivemos reuniões com o prefeito e estamos tentando também com a Caixa, mas as possibilidades são remotas. Sem essa homologação, é praticamente impossível, Cabe destacar que são critérios que o Ministério da Integração usa, e não a Prefeitura. Pedimos compreensão”, afirma o coordenador, salientando que cerca de 20 famílias poderiam ser beneficiadas no município.

Data de publicação: 29/10/2015

Créditos: Juliano Kern