O projeto, que é uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc - RS) em parceria com a Prefeitura, irá distribuir 1036 kits entre toda a rede municipal de ensino. O material contém uma escova de dentes, fio-dental e creme dental para cada aluno.

Começou nesta quinta-feira, dia 19, a distribuição dos kits odontológicos nos educandários do município. Os primeiros alunos a receber o material foram os da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Osvaldo Ferreira Brandão, que foram visitados pela equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Colônia 20. O projeto, que é uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc - RS) em parceria com a Prefeitura, irá distribuir 1036 kits entre toda a rede municipal de ensino. O material contém uma escova de dentes, fio-dental e um tubo de creme dental para cada aluno.

A equipe composta pela dentista Karoline Cruz, as agentes comunitárias de saúde Aline de Almeida Palagi e Edinara de Medeiros, junto com a estagiária de odontologia Julia Fantin, visitaram turmas entre o pré-escolar e o terceiro ano do ensino fundamental da Emef Osvaldo Brandão e além de distribuir os kits, avaliaram a situação da arcada dentária de cada um. Os alunos que tiveram algum problema identificado, tiveram suas informações coletadas para o preenchimento de uma ficha, que será enviada aos seus pais, solicitando que os mesmos levem os seus filhos até o posto de saúde para realizar o tratamento adequado.

De acordo com a dentista Karoline Cruz, dar seguimento às recomendações é uma ação que os pais não podem deixar de realizar. “Infelizmente, muitas vezes identificamos algum problema nos dentes dos alunos que podemos tratar, mas os pais acabam não levando-os até o posto de saúde para o atendimento”, destacou. “Temos que reforçar também, a importância da escovação, pois a maioria dos problemas que a gente encontra são por falta do incentivo a este hábito”, finalizou.

O estudante do 1º Ano Emanuel Conceição, de 6 anos, guardou as lições do encontro. “Agora vou escovar os dentes mais vezes”, contou. O pequeno aluno mostrou-se também interessado em entender o trabalho da equipe e olhou de forma atenta as profissionais examinarem seus colegas.

Após a finalização da entrega dos kits em todos os educandários, passados alguns dias, serão feitas novas visitas nas escolas para avaliar novamente a situação dos alunos e reforçar a prática dos hábitos de cuidados com a saúde bucal com as crianças. O retorno à Emef Osvaldo está inicialmente previsto para o dia 17 de maio.

Data de publicação: 20/04/2018

Créditos: Murilo Dannenberg