Nesta semana, está ocorrendo a apresentação do Primeira Infância Melhor/Criança Feliz (PIM) em Taquari. A programação, que iniciou na segunda-feira, dia 11 e se estende até sábado, conta com atividades voltadas para as áreas de saúde, educação e social das crianças. Seu objetivo é preparar os candidatos e aproximá-los do propósito do PIM/Criança Feliz. As reuniões acontecem no auditório do Hospital Isev, com exceção das visitas práticas na comunidade.

A formação, inclui aulas organizadas pelo Grupo Técnico Municipal(GTM) e Grupo Técnico Estadual(GTE), representado por Gianine Sandri, Janine Serafim e Emília Saatkamp. No município, compõe o Grupo Técnico, o coordenador de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Mega, pela Assistência Social; a coordenadora adjunta de enfermagem da Saúde, Iara Goerk; e a responsável pela Educação, Ana Paula Arnt. A pedagoga Janifer Lang é supervisora do GTM.

Os candidatos, todos estudantes de áreas da saúde, receberão instruções acerca da gestão do PIM/Criança Feliz, desenvolvimento humano, primeira infância, desenvolvimento infantil e metodologia do programa, entre diversas aulas. Após a conclusão de todas as etapas, dez candidatos devem ser selecionados para trabalhar no programa e atuar como visitadores.

O trabalho envolve áreas fundamentais e é realizado através de visitas domiciliares e comunitárias, semanais, a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. acompanha e orienta gestantes e famílias com crianças de 0 a 6 anos, mediante visitas semanais, com duração de 40 minutos a uma hora. O visitador traça um diagnóstico e desenvolve um plano de atendimento personalizado, com foco em cada contexto doméstico. Em alguns casos, os técnicos acionam outras áreas da rede de serviços sociais.

Taquari vem trabalhando na implementação do PIM/Criança Feliz desde julho, com a formação do Grupo Técnico Municipal e especialização dos integrantes através de curso de capacitação. Desde então, o GTM iniciou o planejamento da consolidação do programa no município. O curso de formação que está sendo realizado é uma das etapas finais e mais importantes.

Data de publicação: 11/09/2017

Créditos: Murilo Dannenberg