O PIM envolve áreas fundamentais como Assistência Social, Educação e Saúde, o trabalho é realizado através de visitas domiciliares e comunitárias, semanais, a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

Nesta manhã, dia 26, os servidores municipais envolvidos na implantação do pim com representantes da 16° Coordenadoria de Saúde para definir a implementação do programa no município. O PIM envolve áreas fundamentais como Assistência Social, Educação e Saúde, o trabalho é realizado através de visitas domiciliares e comunitárias, semanais, a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

O município conta com três servidores dos núcleos envolvidos: O coordenador de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Mega; a coordenadora de enfermagem da Saúde, Iara Goerk; e a responsável pela Educação, Ana Paula Nunes Arnt.

O programa é voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, e tem como eixos de sustentação à comunidade, a família e a intersetorialidade.

Na próxima segunda-feira, dia 31, a equipe de implantação do PIM mapeará as áreas de atuação do programa em Taquari. Já no mês de agosto será realizado o curso de capacitação para os visitadores, que atuaram junto as famílias.

O programa acompanha e orienta gestantes e famílias com crianças de 0 a 6 anos, mediante visitas semanais, com duração de 40 minutos a uma hora. O visitador traça um diagnóstico e desenvolve um plano de atendimento personalizado, com foco em cada contexto doméstico. Em alguns casos, os técnicos acionam outras áreas da rede de serviços sociais.

A responsável pela Educação, Ana Paula Nunes Arnt, destaca a abrangência do PIM é o diferencial do programa. “A intersetorialidade do programa se enquadra com a nossa abordagem educacional no município. Quanto mais as crianças tiverem acompanhamento individualizado, maior será sua margem de desenvolvimento”, destaca.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 27/07/2017

Créditos: Andre Liziardi

Créditos das Fotos: Andre Liziardi

Compartilhe!