No encontro foram debatidas algumas mudanças no regulamento da competição, além do planejamento para participação das edições futuras e organização dos Jogos Estudantis Taquarienses (JET).

Na última sexta-feira, dia 13, a administração, junto com representantes de escolas municipais e estaduais, realizaram uma reunião com o objetivo de definir como será a participação do município na 48ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), bem como debateram possíveis melhorias para os Jogos Estudantis Taquarienses (JET). O encontro foi mediado pela coordenadora de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Sabrina Freitas, e contou com a presença das professoras Daiane Reis, pela Emef Emílio Schenk; Ana Carolina Arnt, pela Osvaldo Ferreira Brandão; Fernanda Porto, pelo educandário estadual Barão de Ibicuí e Artur Lacorte pela Barão de Antonina. Participaram também, pelo setor de esportes, Augusto Schwingel, Maria Eduarda dos Reis e Milena Morais.

Logo no começo da reunião, foram debatidas as principais mudanças para as próximas edições dos Jergs e que impactam no planejamento das escolas. A primeira delas é a possibilidade das instituições levarem em suas equipes, além do professor e dos atletas, um monitor para acompanhar os alunos. Haverá também a redução no número de atletas em algumas modalidades, além das diferenças das classificações entre os jogos coletivos e individuais. Para as modalidades individuais, mais especificamente no atletismo, é exigido um ano a mais do que o início da categoria. Por exemplo, na categoria infantil, tradicionalmente de 11 a 14 anos, os atletas deverão ter entre 12 e 14 anos.

Conforme definido ao final da reunião, a Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo irá organizar o JET de uma forma mais adaptada ao calendário escolar neste ano. Com o diálogo entre organização e escolas, o objetivo é programar o evento em datas que não entrem em conflito com período de provas ou que obriguem os alunos a perderem muitas aulas nas mesmas disciplinas.

Por fim, os professores definiram quais as equipes que participarão em cada modalidade e categoria no Jergs, de acordo com as vagas que estavam disponíveis para o município.

Data de publicação: 18/04/2018

Créditos: Murilo Dannenberg