Com o objetivo de desenvolver o turismo em Taquari, a Administração promoveu um encontro com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur TK), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o economista e consultor José Kleber Ziede, na manhã desta quinta-feira, dia 16. No encontro foram debatidas diversas formas de alavancar o potencial turístico do município e da região.

O primeiro desafio abordado na reunião foi a criação de uma identidade turística para Taquari. Conforme Ziede, cabe ao município realizar um resgate de sua história desde os primórdios e identificar os elementos que possuem maior valor atrativo. Após isto, transformar estes elementos em realidade através do trabalho conjunto de todos os atores envolvidos no turismo na cidade. Uma das características mais citadas foi a raiz Açoriana de Taquari e o potencial histórico e cultural do mesmo.

Ainda segundo o consultor, o envolvimento do empreendedorismo do município é um dos fatores mais importantes neste trabalho. A união das empresas na construção da identidade e na busca por cada uma aproveitar o seu potencial é um diferencial que pode propiciar um turismo único e diverso.

Outro ponto discutido foi como o município pode construir uma participação turística em conjunto com o Vale do Taquari. Para isto, é necessário a formulação de um planejamento estratégico que defina quais atrações serão oferecidas e como é possível construir um roteiro que caracterize toda região. Locais como o Vale dos Vinhedos e Gramado e Canela foram mencionados como exemplos.

Ao final do encontro de hoje, ficou definido que uma nova reunião será realizada, através do CDL, com participação de comerciantes e Comtur TK, com o propósito de identificar a viabilidade econômica de realizar o planejamento e pô-lo em prática.

Estiveram presentes a Coordenadora de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Sabrina Freitas, o presidente do Comtur Tk, Oládio Pereira, pela Secretaria de Educação e Comtur TK, Lisiane Altmann, Regis dos Santos, também pelo Conselho,  Deivid Rosário, pelo CDL  e José Kleber Ziede, da KMZ Associados, de Porto Alegre.

Data de publicação: 16/11/2017

Créditos: Murilo Dannenberg