O trabalho da fiscalização municipal consiste em averiguar situações e atuar na linha de frente para regulamentação do comercio, obras entre outras atividades. A atuação do fiscal é de extrema importância para coibir ações irregulares e garantir que produtos sem procedência, que possam causar prejuízo à população, não sejam comercializados.

De acordo com as fiscais Giselda Souza, Rosana Martins e Simone Pereira o trabalho consiste em analisar diversas situações do cotidiano do município para averiguar a sua conformidade com a legislação. “A gente adquire um olhar técnico sobre diversas situações, além de buscar um diálogo com a comunidade sobre a regulamentação”, afirma Simone.

Entre as principais dificuldades citadas pelas servidoras está a falta de apoio dos cidadãos ao trabalho da fiscalização. “Muitas vezes a gente é vista como vilã, e de uma forma muito equivocada. O nosso trabalho consiste na regulamentação e conscientização em relação as normas”, disse Giselda. As fiscais relatam que o diálogo é fundamental para a realização do trabalho, e que sempre há uma busca do entendimento, esclarecimento e adequação dos comerciantes e cidadãos em relação a legislação vigente.

Além disso, há relatos de ameças, tanto verbais quanto física, durante as atividades do setor da fiscalização. “Há desde xingamentos até ameças aos nossos familiares, por isso há determinadas situações que a gente só vai com a presença da Brigada Militar”, falou Rosana.

As fiscais ressaltam que gostariam que a população entendesse o trabalho da fiscalização e valorizasse a atividade. “É importante que as pessoas entendam que nós não somos inimigos deles, mas parceiros para termos uma cidade organizada para todos”, finaliza Giselda.

Data de publicação: 31/07/2017

Créditos: Andre Liziardi