Aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 5,  a aula inaugural do Projeto Empresa Acessível, uma parceria entre a Administração Municipal e Calçados Beira-Rio. A formação é destina a pessoas deficientes, maiores de 16 anos, e ocorre na Emef Osvaldo Ferreira Brandão. Em janeiro, após finalizar o curso, os alunos serão integrados ao ao quadro de funcionários da Beira-Rio.

Nesta aula inaugural, , estiveram presentes familiares dos alunos, representantes da Secretaria de Educação, da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais, Associação Pequenos Notáveis e a Associação Beneficente Pella Bethânia.

A proposta da formação, que irá de setembro a dezembro, é preparar os alunos com atividades psicopedagógicas, realizadas por um profissional da empresa e professores de atendimento educacional especializado do próprio município. Os alunos são compostos por alunos selecionados de diversas instituições do município, dentre escolas e associações.

Os alunos passarão por diversos tipos de atividades com o intuito de prepará-los para o ingresso no mercado de trabalho. Desde técnicas de manuseio de equipamentos à reforços nos cuidados de segurança e comportamental. A proposta é incluí-los no serviço prático em janeiro do próximo ano, já com remuneração aos jovens. A carga horária na empresa será gradativamente desenvolvida, com acréscimo de horas conforme o tempo e adaptação dos estudantes.

A psicopedagoga da empresa, Sandra Bueno, que será responsável pelo acompanhamento e orientação da turma, ressaltou a importância da família no desenvolvimento dos alunos. “É importante que a família entenda e participe conosco nesta formação, e tenham consciência que isso aqui é um compromisso para eles”, disse.

A responsável pela Educação, Ana Paula Arnt, falou sobre as expectativas acerca da parceria. “Temos uma expectativa muito positiva. Nossa intenção é tornar as ações inclusivas cada vez mais efetivas. Incluir pessoas com algum tipo de deficiência representa muito mais do que a inclusão no mercado de trabalho”, frisou. E seguiu. “Esperamos que cada uma das pessoas participantes do programa possa realmente se sentir incluída socialmente, reconhecida pela sua capacidade, feliz em colaborar, cooperar e participar dentro e fora da empresa. Que elas possam se sentir ativamente construtoras de uma sociedade que, aos poucos, vem mudando seus paradigmas e se tornando mais justa e igualitária”, finalizou.

Data de publicação: 06/09/2017

Créditos das Fotos: André Liziardi