Um dos grandes potenciais de Taquari está no crescimento de seu turismo, especialmente no âmbito rural. Com o objetivo de desenvolver esta área, o município está trazendo um Programa de Turismo Rural, através da Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur TK) em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS).

Na manhã desta quarta-feira, dia 8, foi realizada uma reunião na Câmara de Vereadores com o propósito de apresentar a ideia do programa a representantes de diversas entidades que podem auxiliar na implementação do projeto. O próximo passo será a apresentação oficial, em conjunto com o Senar-RS, no dia 30 de novembro.

No início da conversa, Oládio Pereira, do Conselho de Turismo abordou como a atividade pode contribuir para o crescimento das cidades, e como os produtores e comércio podem se beneficiar através de esforços em conjunto. “Quando há o entendimento de que todos são parceiros e não competidores, há um crescimento considerável na renda, competitividade, policultura e até mesmo autoestima dos agentes envolvidos. O que cria uma sociedade cada vez melhor”, salientou. Ele ainda falou sobre outras questões que se beneficiam através do  turismo rural, como a dinamização da economia e preservação do meio ambiente.

Conforme a Coordenadora de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, o engajamento no Projeto representa oportunidade para o município. “O município de Taquari precisa crescer ainda em muitas áreas e o turismo é uma das que pode mudar a nossa realidade. Com este programa, a oportunidade de progredir está na nossa porta”, destacou.

A reunião serviu também como preparação para a apresentação oficial do programa, que irá acontecer no dia 30 de novembro, às 13h30, também Câmara de Vereadores de Taquari. Até lá, estão sendo formuladas listas de produtores com possibilidade de ingresso na iniciativa. O curso é aplicado em turmas entre 8 a 15 integrantes, que participam de 220h de lições, divididas em 5 etapas. As aulas são ministradas por profissional credenciado do Senar-RS, que fará visitas de 3 e 4 dias e os resultados alcançados devem ser apresentados após dentro da periodicidade exigida. O programa serve como embasamento teórico, capacitação e habilitação de todos os atores relacionados ao turismo. Todo o programa é gratuito.

Dentre os presentes, estavam: Sabrina Freitas, representando a Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo; Oládio Pereira,  do Comtur TK; Deivid Rosário, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Eliane Gonçalves, Associação Beneficente Pella Bethânia; Celso Marques, Secretaria de Educação; Laudelino Piovesan, Secretaria da Agricultura e Maria Jucimara de Souza, do Sindicato Rural.

Data de publicação: 08/11/2017

Créditos: Murilo Dannenberg