Obra foi realizada em parceria com o Daer e os municípios de Taquari e Tabaí. Obra liga a estrada à BR-386 e à ERS-436.

Uma obra esperada pela comunidade de Taquari e Tabaí foi inaugurada ontem, dia 15. A pavimentação da Estrada de Aterrados foi oficialmente entregue à comunidade, com a presença do Governador do Estado, José Ivo Sartori. O custo total é de R$ 7.300.000,00, pago mediante convênio entre o Estado e as prefeituras de Taquari e Tabaí.

As tratativas para a obra tiveram início em fevereiro de 2013, no governo Tarso Genro (PT), quando o pedido foi remetido para a extinta Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã. João Motta, que na época era responsável pela pasta, participou da entrega da pavimentação, nesta quinta-feira. “É uma obra importante, que liga a estrada à BR-386 e à ERS-436. Acredito que o mais relevante nisso tudo foi a mobilização dos municípios. É um exemplo que temos que reconhecer”, disse.

Foi em novembro de 2014 que o reparo começou. A empresa Conpasul Construção e Serviços Ltda, de Estrela, venceu a licitação e fez o asfalto. Mesmo com a rápida aceitação da proposta e a consequente liberação dos valores, a melhoria enfrentou impasses burocráticos. A obra parou em março de 2015, apenas quatro meses depois de ter começado. O motivo, a troca de governo gaúcho.

O prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, relata que durante todo esse tempo foram muitas idas e vindas. “Muitos ajustes e reajustes. Muita paciência. Muita perseverança. A importânca da obra já pode ser medida hoje, por uma série de razões, mas a principal delas é encurtar os caminhos para Taquari. Isso, com certeza, vai proporcionar conquistas importantes para o futuro. Além de encurtar o caminho de viagem para quem trabalha fora. Foram cinco anos de batalhas e persistência para garantir a construção.”, afirmou.

O Governador José Ivo Sartori destacou a participação do Estado e dos municípios de Taquari e Tabaí. “É uma obra de todos. Se todo mundo faz o seu esforço e praticando um pouco de de inseção e atitude, se constrem as coisas. Se não tivesse a colaboração dos municípios, não seria possível”, relatou.

Para celebrar a obra, um churrasco foi ofertado aos moradores. Oferecido pelos prefeito de Taquari e Tabaí, Maneco e Arsênio Cardoso, foram comprados cerca de 140 quilos de carne e servidos em torno de 200 almoços.

A obra

Foram pavimentados 7,22 quilômetros entre o acesso municipal de Taquari, no entroncamento com a RSC-287, ao de Paverama, no cruzamento com a BR-386, em Tabaí. O investimento total é de R$ 7.300.000,00. Desse montante, R$ 5.840.000,00 foram repassados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), R$ 1.900.000,00 pela administração de Taquari e R$ 714.000,00 por Tabaí.

Para o vice-prefeito de Taquari, André Brito, a entrega da obra traz inúmeras possibilidades ao município. “Diminui a distância para o polo da região, que é Lajeado, e proporciona condições necessárias para a implantação do Distrito Industrial, às margens da estrada, e que aguarda liberação da Fepam”, ressaltou.

Data de publicação: 16/02/2018

Créditos das Fotos: André Liziardi