O evento contou com a participação de 130 cursistas entre professores do pré-escolar ao terceiro ano do fundamental, que realizaram uma amostra com os trabalhos confeccionados para aplicar com os alunos.

Na noite desta segunda-feira, dia 19, a Secretaria de Educação realizou o evento de encerramento da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Taquari. O evento contou com a participação de 130 cursistas entre professores do pré-escolar ao terceiro ano do fundamental, que realizaram uma amostra com os trabalhos confeccionados para aplicar com os alunos. A conclusão da formação garantiu aos professores certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Neste ano, o os professores incluídos no PNAIC participaram de 100h de atividades e oficinas, sendo 60h presenciais e 40h com conteúdos à distância. Para 2018, a Secretaria de Educação realizou a formação da rede municipal em conjunto com a rede estadual, de modo a aproximar e unificar as abordagens no processo educacional. O pacto, que é voltado especialmente para alfabetização, neste ano deu destaque também para práticas inclusivas na educação. A pauta é um dos temas considerados mais importantes pela Administração e pela Educação, que tem como foco a garantia de um ambiente igualitário e inclusivo para os alunos.

O PNAIC foi implementado em 2012, pelo Governo Federal. Com o objetivo de  garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. O objetivo da formação é formar educadores críticos, que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização. Além disso, espera-se que as escolas dialoguem com a comunidade em que se encontram inseridas, aprofundando a relação entre ambas e criando um espaço colaborativo, no intuito de alfabetizar todas as crianças até o final do 3° ano do ciclo de alfabetização.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 19/06/2018

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Murilo Dannenberg

Compartilhe!