Projeto, uma parceria entre a Prefeitura de Taquari e Calçados Beira Rio, insere pessoas com deficiências no mercado de trabalho.

Na noite da última sexta-feira, dia 13, aconteceu na Associação Beneficiente Pella Bethânia a formatura dos alunos da turma 208 do Projeto Empresa Acessível, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Taquari e a Calçados Beira-Rio. Os setes formandos receberam um curso teórico-prático preparatório na Emef Osvaldo Ferreira Brandão, dentro da proposta de inclusão no mercado de trabalho de pessoas portadoras de alguma de deficiências, através do inserção noquadro de funcionários da empresa Beira-Rio. Os formandos são oriundos da rede municipal de ensino, Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apae), Associação Pequenos Notáveis e a Associação Beneficente Pella Bethânia.

A proposta do curso foi alcançar alunos à partir dos 16 anos, que realizaram uma formação com atividades psicopedagógicas, ministradas por uma profissional da empresa e pela professora atendimento educacional especializado da rede municipal, Lisandra Coutinho. As aulas foram realizadas na Emef Osvaldo Ferreira Brandão, despois os jovens foram para empresa, acompanhados da professora Lisandra, para concluir o curso e serem integrados no quadro de funcionários da empresa. Cada aluno era acompanhado por um funcionário da empresa durante o o periodo de adaptação. “Quando chegamos lá foi uma emoção muito grande, e para mim fui um grande desafio pois aprendi com eles como é o funcionamento de uma empresa. Estou muito feliz em vermos esse sonho realizado”, afirmou Lisandra.

Os alunos passaram por diversos tipos de atividades com o intuito de prepará-los para o ingresso no mercado de trabalho. Desde técnicas de manuseio de equipamentos à reforços nos cuidados de segurança e comportamental. A proposta foi de incluí-los  no serviço prático e na rotina da empresa. Durante a cerimonia eram passadas imagens dos alunos na fábrica.

A responsável pela Educação, Ana Paula Arnt, falou sobre as expectativas e as conquistas acerca da parceria. “Temos uma expectativa muito positiva. Nossa intenção é tornar as ações inclusivas cada vez mais efetivas. Incluir pessoas com algum tipo de deficiência representa muito mais do que a inclusão no mercado de trabalho. Esperamos que cada uma das pessoas participantes do programa possa realmente se sentir incluída socialmente, reconhecida pela sua capacidade, feliz em colaborar, cooperar e participar dentro e fora da empresa. Que elas possam se sentir ativamente construtoras de uma sociedade que, aos poucos, vem mudando seus paradigmas e se tornando mais justa e igualitária”, finalizou.

A psicopedagoga da empresa, Sandra Bueno, que foi responsável pelo acompanhamento e orientação da turma, ressaltou questões importantes sobre os objetivos do projeto. “Essa iniciativa é muito relevante na vida dos jovens que participam, pois as pessoas só podem mostrar do que são capazes após receberem uma oportunidade”, destacou.

Para o vice-prefeito, André Brito, essa iniciativa é muito importante para construir um mundo mais justo. “Somos aqui todos irmãos, e não podemos deixar que determinadas situações nos difirenciem. Somos capazes de muitos coisas, por isso hoje vocês estão de parabéns por essa conquista! É um grande orgulho para nós, enquanto Administração Municipal, trabalhar e ser parceiro de um projeto desta importância no nosso município”, finalizou.

Data de publicação: 16/04/2018

Créditos das Fotos: André Liziardi