Além deste exame, 127 ecografias foram realizadas no período.

A Prefeitura de Taquari, através da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, nos três primeiros meses de 2018 realizou 442 mamografias, além de 127 ecografias. A mamografia é um exame importante e capaz capaz de detectar o câncer de mama ainda no estágio inicial. É um exame de raio-x feito no mamógrafo, onde a mama é comprimida por duas placas de acrílico para ser melhor observada.

Mesmo que seja considerada incomoda e desconfortável por algumas mulheres, a mamografia é extremamente necessária, porque pode detectar lesões benignas e cânceres em seu estágio inicial, até mesmo quando não conseguem ser percebidos pela paciente no autoexame e pelo médico nas consultas de rotina. A realização regular do exame e em tempo hábil possibilitando tratamento no estágio inicial, com maiores chances de cura.

Para o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, mesmo com as inúmeras dificuldades enfrentadas pelo município, com a diminuição de repasses dos governos federal e estadual, além da dívida do Governo do Estado na área da saúde, na qual são devidos ao município mais de R$ 1 milhão, a Administração segue investindo na realização de exames e prestação de serviços a comunidade. “Mesmos com todas as dificuldades enfrentadas, nós da Administração Municipal seguimos trabalhando para garantir o atendimentos de todas as pessoas na área da Saúde. Se tivessemos mais recursos, certamente investiriamos muito mais”, afirma o prefeito.

A moradora do Bairro Leo Alvim Faller, Ivone Martins, 54 anos, realizou o exame na quarta-feira da semana passada, para ela a agilidade entre o pedido e a mamografia foi muito rápido. “Eu fui no posto e marquei e em poucos dias já fui chamada para fazer o exame”, comemora. A enfermeira responsável pela ESF do bairro, Jane Maria Machado, a realização do exame é feita de forma bem rápida pelas unidades de saúde. “A gente orienta que todas as mulheres com mais de 40 anos realizem a mamografia, além de fazer o exame do toque em casa”, salienta Jane. De acordo com a enfermeira a agilidade na realização na mamografia auxilia na prevenção do câncer de mama.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres no Brasil, segundo dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Todo câncer é caracterizado pelo crescimento rápido e desordenado das células e neste caso afeta as mamas, glândulas que se dividem em estruturas chamadas lóbulos e ductos mamários.

No Brasil, a OMS – Organização Mundial da Saúde estima que apareçam mais de 50 mil novos casos de câncer de mama anualmente e que a cada cem mulheres diagnosticadas com a doença, um homem é atingido.

Data de publicação: 13/04/2018

Créditos das Fotos: Arquivo