Município realiza cursos para organizar o turismo rural nas localidades do interior

Durante a segunda-feira e terça-feira, dias 19 e 20, a Administração Municipal, em parceria com o Senar, realizou mais uma etapa da organização do turismo rural em Taquari. Através de um Plano de Formação em Turismo Rural,serão  realizadass diversas atividades interligadas em Taquari para fortalecer o ambiente familiar e cooperativo desta atividade econômica.

Conforme a Coordenadora de Turismo, Sabrina Freitas,  o município tem inúmeras belezas naturais para serem exploradas e aproveitadas no turismo, gerando assim uma outra fonte de renda para os moradores das localidades do interior. “Às vezes, nem a gente conhece essas belezas, por isso a importância de trabalhar e incentivar o turismo rural em Taquari, como uma alternativa e fonte de renda para os nossos agricultores”, afirmou.

Há inúmeras características relacionadas a quem busca o turismo rural. Sendo assim, o turista de forma geral busca tranquilidade, paz e relaxamento que o meio rural proporciona. Além dessas características, existem outras como o retorno da pessoa a seu habitat de origem, após anos, decorrente, principalmente, do êxodo rural.

De acordo com Sabrina, Taquari possuí uma grande diversidade de paisagens para proporcionar o turismo rural, desde montanhas e mirantes (como o Morro da Carapuça ou o Morro da Cabrita), até de caminhadas e peregrinação religiosa (como o Santuário de Nossa Senhora da Assunção). “Temos uma paisagem rica, agora precisamos de planejamento e capacitação para promovermos o turismo rural”, finalizou.

Participaram do curso representantes do SENAR- RS, da Administração Municipal, reprensentantes de agricultores e entidades ligadas ao turismo local.

Caminhada Rural

Em setembro de 2017, Taquari recebeu um grupo de visitantes, que percorreu o interior do município. Passando pelas localidades de Júlio de Castilhos, Amoras, Rincão São José e pelo centro da cidade. O grupo visitou o Morro da Carapuça, a Comunidade São João Batista de Amoras, Santuário Nossa Senhora da Assunção, Jornal Taquayense e Lagoa Armênia.

Data de publicação: 20/02/2018

Créditos das Fotos: André Liziardi