Os procedimentos realizados pela unidade Central servem para a identificação de casos de HIV, sífilis, além de hepatites B e C. O tempo de espera até a saída do resultado é de apenas 30 minutos.

O Posto de Saúde Central oferece gratuitamente testes rápidos para diversas Doenças Sexualmente Transmissíveis, as chamadas DST’s. O atendimento ao público nesta área acontece todas as terças-feiras, à partir das 13h, com agendamento. Os procedimentos realizados pela unidade Central servem para a identificação de casos de HIV, sífilis, além de hepatites B e C. O tempo de espera até a saída do resultado é de apenas 30 minutos e é necessária apenas uma pequena amostra de sangue do paciente.


De acordo com a enfermeira responsável pelo Posto Central, Ana Lúcia da Costa,  a realização dos testes na unidade pode ser estendida de acordo com a demanda. “Nosso atendimento é prioritariamente na terça-feira a tarde, mas é importante que o paciente saiba que se ele agendar procedimento conosco, ele será atendido”, destacou.


O quanto antes for identificada a presença de qualquer DST, mais simples e mais efetivo torna-se o tratamento. Por isso é muito importante estar sempre a par da própria saúde. A enfermeira, por fim, reforça que a identidade de quem realiza o teste é preservada, e que o melhor método de prevenção contra qualquer dessas doenças é o uso de preservativos, que são distribuídos gratuitamente em todas as unidades de saúde do município. Para mais informações, entre em contato com o Posto Central, (51) 3653-1690.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 01/02/2018

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Murilo Dannenberg

Compartilhe!