Desde 2013 o município conta com coleta mecanizada do lixo domiciliar.

Taquari implantou, desde 2013, uma proposta ambiental para a comunidade taquariense, através do modelo de coleta automatizada de resíduos. O moderno sistema adotado pela Prefeitura Municipal é realizado com a coleta automatizada através de contêinres espalhados pela cidade.

A coleta de resíduos automatizada em contêineres garante agilidade, segurança e muita higiene ao processo de recolhimento do lixo domiciliar. Um caminhão compactador, equipado com um moderno sistema de braços robotizados, passa a realizar a coleta sem o contato humano. Ele leva o contêiner despejando o lixo em um grande compartimento compactador. Depois, o contêiner é recolocado no lugar ficando sempre à disposição dos moradores das localidades. O operador controla e visualiza tudo por meio de joysticks e câmeras externas ao caminhão.

Infelizmente, nos últimos meses têm ocorrido muitos descartes incorretos de resíduos nos contêineres espalhados pela cidade. “A coleta automatizada é para recolher lixo de origem doméstica. Não se pode descartar restos de construção ou podas, restos de movéis e nem animais mortos nestes espaços”, afirmou a responsável peo Departamento do Meio Ambiente, Marília Souza.

O descarte incorreto nos contêineres acarreta malefícios ao meio ambiente e pesa nas finanças públicas. Quem não respeita a separação correta do lixo está passível de notificação e de penas, estipulada pelo Código Municipal de Meio Ambiente e Código de Poturas Municipal. de Limpeza Urbana. Atualmente Taquari conta com 48 contêineres, que tem recolhimento diária do lixo.

O que descartar:

O contêiner é de uso exclusivo para descarte do lixo doméstico. Confira:

-Resto de alimentos;

-Plásticos;

-Papéis;

-Garrafas (vidro e metal);

-Demais lixo de origem domiciliar

O que não descartar:

- Os resíduos especiais não coletados pela prefeitura são: podas de árvores, caliça (resto de construção), entulhos (resto de móveis, por exemplo), pneus velhos. Para esse tipo de descarte há empresas licenciadas no município para realização do serviço;

- Resíduos perigosos (por Lei, de responsabilidade da indústria geradora): lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, remédios vencidos, cartuchos e toners.

Como será feita a limpeza dos contêineres?

Frequentemente o contêiner é levado por outro caminhão que se encarrega de realizar sua higienização completa, eliminando assim a sujeira, germes e resíduos. Essa limpeza é feita com água e com pulverização de enzimas vivas, um produto natural e biodegradável que desmancha as gorduras, glicoses e carboidratos. Dessa forma, não se acumulam os resíduos que geram o mau cheiro. A água utilizada é filtrada e reaproveitada para novo uso, sem desperdício de água.

Data de publicação: 30/01/2018

Créditos das Fotos: Divulgação e André Liziardi