No último dia 11, em ofício da Secretaria Estadual da Saúde encaminhado à Administração Municipal, o Governo do Estado declara uma dívida de R$ 1.548.670,88 com a Prefeitura.

No último dia 11, em ofício da Secretaria Estadual da Saúde encaminhado à Administração Municipal, o Governo do Estado declara uma dívida de R$ 1.548.670,88 (Um milhão, quinhentos e quarenta e oito mil, seiscentos e setenta reais com oitenta e cinco centavos) com a saúde municipal.

Esse valor deixa de ser investido em benefícios para população. “É muito dinheiro para uma cidade com orçamento tão apertado como a nossa. Uma grande quantidade de exames, consultas, mutirões cirúrgicos e remédios que não estamos alcançado a nossa população pelo não recebimento destes valores”, afirmou o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco.

Mesmo com todas as dificuldades, a Administração Municipal realizou nos últimos meses um mutirão de exames de ecografias, buscando zerar a fila e diminuir o tempo de espera. Entre outubro e dezembro foram 672 exames, realizados pela rede municipal. Isso só foi possível com a conteção de despesas realizada no início de 2017, na qual a Administração Municipal reduziu em 80% o número de Cargos de Confiança, e atualemente conta com apenas um secretario nomeado. Além de outras medidas, como a reduzação de horas-extras e diárias.

Infelizmente, mesmo com essas ações, os atrasos dos repasses do Governo do Estado atrapalham investimentos em áreas estratégicas da Prefeitura, em especial na Saúde, no qual a dívida já ultrapassa a casa dos 1,5 milhões de reais.

Ainda que reconheça a dívida, o Estado não dá previsão para quitar o valor com o município. De acordo com o prefeito Maneco esse valor faz muita falta no dia-a-dia da Administração, para realização de exames, consultas, mutirões cirúrgicos e aquisição de remédios. “Vontade de trabalhar e esforço diário não nos faltam. Esperamos que o Governo do Estado, o mais rápido possível, pague pelo menos parte dessa dívida”, finalizou o prefeito.

Data de publicação: 23/01/2018

Créditos das Fotos: Divulgação