De acordo com os dados da própria Elefante Letrado, 355 alunos de Taquari participaram neste ano. Ao todo, eles leram 9759 livros, o que resulta em uma média aproximada de 27 livros cada aluno.

Na manhã desta terça-feira, dia 9, a Secretaria de Educação e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Osvaldo Ferreira Brandão e Emílio Schenk participaram de uma videoconferência com representantes da Elefante Letrado. Empresa que possui um programa de incentivo a leitura em todo o país, cuja parceria com Taquari mais de 300 alunos no ano letivo de 2017.


Na ocasião desta terça-feira, foram debatidos os resultados de ambas as Emefs no programa ao longo de todo o ano letivo. De acordo com os dados da própria Elefante Letrado, 355 alunos de Taquari participaram neste ano. Ao todo, eles leram 9759 livros, o que resulta em uma média aproximada de 27 livros cada aluno. Tal número é muito superior à média nacional de leitura, que é de 4,9 livros por pessoa ao ano, de acordo com a Pesquisa Retratos da Leitura.


Participaram da videoconferência as representantes da Elefante Letrado, Eva Bandeira do Setor de Relacionamento, e a diretora Mônica Timm de Carvalho; a coordenadora responsável do projeto da SMED Karine Tedesco, a diretora da Emef Emílio, Sandra Regina da Silva e a vice-diretora, Ana Paula de Azevedo Costa, a vice-diretora da Emef Osvaldo Marione Charão Boni, bem como algumas dos dos 22 professores parceiros do Projeto: luisa Rosimara da Cunha, Eliana Portes Emerim, Magda Helena Alves Soares, Dioneia Coutinho Freitas, Maria Sirlene Rosa.


O objetivo da iniciativa é promover a prática da leitura nas escolas públicas, através de uma plataforma online que oferece aos alunos diversos títulos literários e que acompanha o progresso individual e coletivo dos estudantes neste quesito. Além dos resultados alcançados, foram debatidas também as dificuldades que as turmas encontraram. Estas vão desde adaptação com a plataforma até a consolidação da prática da leitura junto aos alunos. O programa é oferecido para alunos entre o 1° e o 5º ano. Está prevista a realização de um curso de capacitação aos professores do município, para maximizar o aproveitamento do projeto.


Muitos alunos destacaram-se pela quantidade de livros lidos, mas dois deles chamaram a atenção dos administradores da plataforma: Larissa Santos da Conceição aluna do 5º ano da escola Emílio, que leu 176 livros e o aluno Matheus Souza Porn do 2º ano da escola Osvaldo, que leu 143. Mesmo que muitos desses livros representem uma leitura rápida para muitas pessoas, ler quantidades como essas representa um grande interesse em aprender  e buscar mais literatura, fundamental na construção de um leitor.


A diretora da Emef Emílio, Sandra Regina da Silva, destacou os pontos principais observados na implementação do programa em 2017. “Os professores são grandes parceiros no sucesso do projeto Elefante Letrado. Incentivando, oportunizando e motivando seus alunos na leitura. Estão formando grandes leitores” salientou. ”Muitos alunos não têm acesso a internet em casa, a leitura foi realizada na Escola.Isso mostra o comprometimento de toda a rede municipal com a formação  do nosso aluno e o esforço dos professores alfabetizadores que é: Alunos leitores e bem alfabetizados”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 10/01/2018

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Murilo Dannenberg

Compartilhe!