A Administração de Taquari, através da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, iniciou ontem, dia 23, mais um Levantamento de Índices Rápido (Lira) contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A Administração de Taquari, através da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, iniciou ontem, dia 23, mais um Levantamento de Índices Rápido (Lira) contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A campanha busca identificar casos e prevenir a comunidade de como evitar que o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya se reproduza.


Os primeiros bairros visitados pelas agentes de campo foram Colônia 20, Centro, Rincão São José, Boa Vista, Coqueiros e Leo Alvim Faller. Ao todo, seis equipes dividem-se no trabalho que passará por 44 quarteirões em todos os bairros do município. Os locais visitados são sorteados através do sistema do levantamento.  


Conforme a agente de campo, Cláudia Helena dos Santos, a efetividade da campanha depende também da participação da comunidade. “A colaboração dos residentes é importante para que consigamos vistoriar adequadamente todos os locais”, ressalta. O horário que as inspeções serão realizadas é entre 9h e 11h30min e das 13h30min às 16h.


As amostras de larvas coletadas serão enviadas à 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Lajeado, para análise e identificação da espécie de mosquito. Conforme os resultados, o município define as ações necessárias no combate ao mosquito.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 24/10/2017

Créditos: Murilo Dannenberg

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!