Nesta segunda-feira, ocorreu no CAPS Florescer uma roda de conversa sobre sucídio. A atividade fez parte da programação do Setembro Amarelo, que promove atividades de prevenção e conscientização sobre o tema.

Nesta segunda-feira, ocorreu no CAPS Florescer uma roda de conversa sobre suicídio. A atividade fez parte da programação do Setembro Amarelo, que promove atividades de prevenção e conscientização sobre o tema.
Cerca de 34 pessoas participaram da conversa, onde relataram experiências e esclareceram dúvidas sobre o tema.
De acordo o médico psiquiatra do CAPS, Gustavo Salvati, no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30 pessoas cometem suicídio diariamente. Dados atuais revelam que os casos de suicídio no país superam a mortalidade de vários tipos de câncer e de diversas doenças crônicas. Quando se pensa na melhor forma de encarar e reduzir  estas taxas, se tem a informação de que mais de 90% dos suicidas padeciam de alguma doença mental, consequentemente  necessitavam  dos cuidados de algum médico psiquiatra ou psicólogo. “Diariamente, nós profissionais do Caps Florescer de Taquari, avaliamos e percebemos o quão tardio estes pacientes chegam aos nossos cuidados. A cada quatro pessoas que tiram a vida, três estavam com quadro clínico de depressão”, afirmou o médico.
Atualmente o CAPS  dispõe do Serviço de Acolhimento pelos Profissionais, onde os usuários serão avaliados e posteriormente referenciados para a conduta e tratamento adequado do caso. Reforça-se a atuação do Centro de Valorização da Vida (CVV) , o qual realiza a escuta e o apoio emocional na prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia pelo telefone 141 e informações mediante 188.  “Considero que a postura tomada pela sociedade contemporrânea de valorizar a vida, de reforçar que toda "crise" é passageira e não eterna, ainda tem sido a melhor ação e o maior ganho dos últimos anos”, finalizou Gustavo.

Data de publicação: 21/09/2017

Créditos: André Liziardi

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!