O novo curso terá duração de três meses e será realizado na Emef Osvaldo Brandão. A turma será composta por cerca 15 alunos, selecionados de diversas instituições do município.

A Prefeitura de Taquari e a Calçados Beira-Rio estão acertando os últimos detalhes da formação de mais uma turma que participará do programa de inclusão de pessoas com deficiência da empresa. Ontem, dia 22, representantes da Educação e a professora que ministrará as aulas visitaram a fábrica em Teutônia, local onde os alunos começarão a trabalhar, em janeiro de 2018, após a conclusão da etapa teórica.

Nesta quarta-feira, dia 23, funcionários da fábrica compareceram à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Osvaldo Brandão, para concluir a inscrição dos candidatos, entrevistá-los e orientar sobre os procedimentos e documentos necessários para o ingresso no quadro de funcionários da Beira-Rio. A turma será composta por cerca de 15 alunos, com as aulas já no início do mês de setembro.

A responsável pela Educação, Ana Paula Arnt, descreveu suas impressões do futuro local de trabalho dos alunos. “A estrutura é muito boa e organizada, vimos as atividades que eles vão exercer e vimos outras turmas semelhantes trabalhando”, contou. Ela prosseguiu, destacando como a iniciativa pode ser benéfica. “É perceptível como tornam-se profissionais capacitados como todos os outros, apenas com a prerrogativa de atuar em áreas mais seguras e indicadas”, finalizou. Estiveram representando a Secretaria de Educação, além de Ana Paula, Lisiane Altmann e Janifer Lang, e a professora de atendimento educacional especializado, Lizandra Coutinho.

O residente da Associação Beneficente Pella Bethânia, Hilário Luís Wagner, de 53 anos, mostrou entusiasmo com a proposta. “Vamos tentar nos entrosar com a turma, né? Uma coisa, ou outra, eu sei fazer de  trabalho. Passei 20 anos em fábricas de calçados”, falou. Silvia Margareth Rodrigues, mãe de Maria Rodrigues, candidata de 18 anos, conversou com a equipe da Beira-Rio sobre as perspectivas de ambas. “Sempre fomos humildes, esperamos que com ela podendo trabalhar a gente conquiste mais independência. Além de ela aprender questões importantes sobre o valor das coisas”, afirmou.

O novo curso terá duração de três meses e será realizado na Emef Osvaldo Brandão. A turma será composta por cerca 15 alunos, selecionados de instituições como a as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). As aulas iniciam no dia 4 de setembro e serão encerradas nas primeiras semanas de dezembro, com prosseguimento das atividades em janeiro. Finalizada a etapa teórica, os jovens entrarão no quadro de funcionários da Calçados Beira-Rio.

Data de publicação: 24/08/2017

Créditos: Murilo Dannenberg