O serviço de transporte da saúde, transporta cerca de 150 pessoas todos os dias para diversas localidades do estado, buscando atender as demandas dos pacientes do município.

Um dos serviços oferecidos pela Secretária Municipal da Saúde e Meio Ambiente é o transporte de pacientes, que garante o direito da população em realizar consultas e exames fora do município. Por dia são cerca de 150 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos, que viajam em veículos adequados e seguros, com um serviço eficiente e humanizado para esse tipo de transporte. Entre as principais cidades para onde os pacientes são encaminhados estão Porto Alegre, Lajeado, Teutônia e Encantado.

Levar a saúde para mais próximo ao cidadão é um preceito constitucional e fundamental para um atendimento de qualidade à população. Mas para garantir a eficiência destas redes não basta apenas à estruturação de serviços de saúde alocados em pontos estratégicos, mas também é necessário meio de transporte eficiente para que os usuários acessem estas unidades assistenciais. Por isso, além de fortalecer a nossa rede municipal de Saúde, a Administração busca adequar a rede de transporte para quem precisa de atendimento fora da cidade.

Para Lenoci Quadros, 62 anos, moradora do Passo da Aldeia, o transporte contempla a necessidade dela. “Olha, para mim é ótimo mesmo. Eu uso já faz quase um ano, e é muito tranquilo. O pessoal (da Saúde) nos ajuda bastante”, disse. Lenoci usa o transporte para fazer quimioterapia em Lajeado, no Hospital Bruno Born.

De acordo com o responsável pelo Transporte na área da Saúde, Claudio Bastos, as pessoas que utilizam o transporte deve fazer o pedido direto no setor que fica junto à farmácia básica municipal, na Rua David Canabarro, n° 503, atrás do Banco do Brasil. O horário de atendimento é das 7h às 13h. Por uma questão logística, as pessoas devem requisitar o serviço com antecedência, em virtude da grande demanda da população.

Data de publicação: 17/04/2017

Créditos: Andre Liziardi